Durante muito tempo se acreditou que a lavagem era prejudicial aos motores modernos, cada vez mais equipados com componentes eletrônicos. Na verdade, a limpeza é necessária.
Com o uso do veículo, poeira, oleosidade e lama vão se acumulando nas partes móveis do motor e acaba por dificultar o funcionamento das correias e contatos elétricos. Além disso, com o motor limpo, a refrigeração é mais eficiente. A limpeza periódica demonstra o cuidado com o veículo.
Para lavar o motor, alguns fatores devem ser observados. Se a lavagem for feita com água, é necessário proteger as partes elétricas do local, como bobina e central eletrônica. Recomenda-se a colocação de uma cobertura plástica para não haver contato com a água. Atenção à temperatura do motor na hora da lavagem. Os lava-jatos estão acostumados a realizar a limpeza do carro em pouco tempo, mas se o cliente pedir a lavagem do motor é bom esperar algumas horas até que o propulsor esfrie. O choque térmico causado pela água no metal e o plástico aquecidos podem danificar os componentes.
Não existe um período específico para que o motor seja lavado. Depende da regularidade de uso do carro e do terreno (lama, areia ou asfalto) que o motorista mais costuma trafegar. É normal levar o carro toda a semana até um lava-jato para lavar a carroceria, mas o motor só deve ser limpo quando realmente for necessário.
Existe ainda no mercado a lavagem a seco. Nessa modalidade, a grande vantagem é não utilizar água no processo, mas líquidos desengraxantes e desengordurantes. Os produtos são compatíveis com borrachas e plásticos. Depois de borrifado o produto, espera-se 10 minutos até o desengraxante atuar. Depois desse tempo a sujeira é retirada com flanelas especiais dependendo do tamanho do veículo.