A maioria dos veículos vendidos no Brasil possui tração dianteira, e por isso os pneus dianteiros sofrem um arraste maior em relação aos traseiros, assim apresentando também um desgaste maior. É justamente nessa hora que surge a ideia de muda-los de posição para poder rodas um pouco mais antes de trocá-los.
O rodízio é recomendado para equilibrar o desgaste dos pneus de um veículo que utilize a mesma medida de ambos os eixos – quanto menor for a diferença de desgaste dos pneus entre os eixos, melhor a estabilidade do conjunto. Assim, o rodízio é recomendado quando essa diferença não é evidente. Para isso, cada montadora especifica o prazo e a maneira correta de se realizar o rodízio de acordo com o modelo do veículo. Por isso, é muito importante consultar o manual para obter informações antes de efetuar esse procedimento.
Quando não fazer
Se você notou um desgaste excessivo entre os pneus dianteiros em relação aos traseiros, não é recomendado fazer o rodízio. Melhor substituí-los por novos – e esse jogo novo deve ser instalado no eixo traseiro. Isso se deve ao fato de que, em situações de emergência, os pneus do eixo traseiro são responsáveis pela estabilidade, devendo estar em boas condições de uso.
Ao contrário do que se pensa, quando os pneus com maior desgaste estão na dianteira, é mais fácil controlar o veículo em caso de perda de tração do que controla-lo quando a perda de aderência ocorre na traseira – situação em que o veículo pode rodar.
Caso não haja especificações sobre o correto rodízio dos pneus, segue abaixo um procedimento que pode ser utilizado – sempre lembrando que o desgaste dos pneus entre os eixos não pode ser acentuado e respeitando a indicação TWI, que é a marca na banda de rodagem que regulamenta o desgaste máximo dos pneus em 1,6 milímetro.
Vale ressaltar que alguns pneus poder ter sentido único de rodagem, e que isso deve ser respeitado em sua montagem no veículo.
Outros cuidados
Fazendo o rodízio dos pneus, consegue-se aumentar um pouco mais o tempo de vida útil, mas é importante ter em mente que esse procedimento não corrige o desgaste ou imperfeições anteriormente existentes nos pneus.
Recomenda-se fazer o balanceamento das rodas e o alinhamento dos ângulos da suspensão e direção do veículo dentro dos prazos recomendados pelo fabricante, ou em casos em que se perceba que o carro está puxando para algum dos lados, ou ainda quando houver desgaste irregular na banda de rodagem.
A correta calibragem também garante um tempo de vida útil maior. Essa indicação de pressão dos pneus é informada no manual do veículo ou, em alguns casos, em um adesivo colado na parte interna da tampa do bocal do abastecimento do tanque.
Verifique a calibragem dos pneus semanalmente, lembrando-se de calibrar o estepe também.